segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Conto, crônica ou o quê?


Bom, reparem que a classificação das postagens agora está por marcadores e não mais por datas. Achei que assim ficaria bem melhor, porém quando estava classificando-as me deparei com uma dúvida, ou melhor, várias dúvidas. Qual a diferença entre crônica e conto? E ainda, como classificar outros textos que para mim não são nem uma coisa nem outra?

Então, como eu não pretendo classificá-los corretamente mesmo, apenas dar uma coerência ao blog, não me atreverei a usar normas de estudos de literatura. Sendo assim, prestem atenção de como serão as minhas regras aqui, mas somente aqui:

- contos são aqueles em que não tenho compromisso com a realidade, não relatam nada da minha vida exatamente

- crônicas são aquelas em que estou expondo a minha opinião em um formato normalmente mais jornalístico, são bem pessoais

- prosas poéticas são aqueles textos que não sei como classificar e têm certo compromisso de beleza, de sonoridade

- e qualquer coisa é qualquer coisa mesmo!

Ufa! Não me acusem, por favor, de assassinar a literatura, só quero tornar as coisas mais fáceis para mim e para você.

Beijos da Mari

4 comentários:

  1. Não ligue para os rótulos, Mari, o importante é que eles te sirvam e não você sirva a eles. Além disso, a tendência hoje é que os gêneros se confundam mesmo. Sua classificação ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joelma,

    Fico feliz pela sua opinião, afinal é abalizada. Fiz esse post por não saber mesmo, mas se dizem ser uma tendência, então, tudo certo.

    Bjs da Mari

    ResponderExcluir
  3. Ah! Muito bom, Mariana. Eu não sei como classificar postagens por marcadores, acho legal assim.

    Adorei o comentário da Joelma: escuta ela, disse tudo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Érica, que bom que gostou do post. Também acho super dificil classificar, pelo menos assim eu explico as minhas trapalhadas rsrsrs.

    Bjs da Mari

    ResponderExcluir